Vamos aproveitar o melhor dos bazares e liquidações? Veja continuação das dicas e direções para uma boa compra. Se perdeu, leia a Parte I, da cartilha.

Dicas de compra

  • Experimente TUDO!! Tudo mesmo meninas! Sapatos, bolsas, roupas, acessórios e sem pressa, não importa se tem uma fila de gente querendo aquela peça, se chegou sua vez de experimentar, então experimente direito! Ande, sente, levante, mexa-se de todas as formas possíveis para ter certeza que o que você esta comprando não vai incomodar.
  • Antes de ir às compras veja o que você tem dentro do armário para não voltar com nada repetido pra casa. E programe a compra: veja revistas, filmes, novelas, desfiles, sites de moda, lookbooks, editoriais e coisas do tipo, porque aí você já vai com a peça que quer na cabeça e fica muito mais fácil de encontrar. Sem falar que  já leva uma quantidade certa de dinheiro e não vai gastar nada além da conta.
  • Nunca saia de casa sem saber o que comprar. As vendedoras são ‘treinadas’ a fazer você se sentir linda com qualquer peça de roupa. Tenha foco e opinião! E falando em opinião, a única pessoa que precisa gostar da roupa no seu corpo é você!
  • Pense várias vezes antes de fechar a compra. Você realmente precisa? Vai combinar com várias roupas e acessórios que já tem? Fácil de lavar e passar?
  • Não compre pra suprir qualquer tipo de carência. Com os sentimentos e pensamentos misturados, a gente não pensa direito, sem falar que ficamos vulneráveis aos elogios sinceros de algumas vendedoras e não efetuamos uma boa compra. É mais inteligente usar o dinheiro em um terapeuta ou psicólogo.
  • Roupa em promoção pode estar lá porque ninguém quis ou gostou. Se estiver com defeito como manchas, fio torto ou rasgos, não serve. Vire a blusa para ver o avesso e a conservação das costuras. Eu sei que ninguém usa roupa do avesso mas, as nossas roupas vão viver com a gente todas as nossas histórias, então este é um carinho a mais que devemos ter com nós mesmas, porque já imaginou um avesso que fica pinicando a pele?
  • Essa dica aqui aprendi no site da Oficina de Estilo: promoção é pra comprar  modinhas, tendências. Peças e ideias que vão sair de moda na próxima estação, ou que estarão na próxima estação (visto que liquidas, geralmente, são em fase de transição de outono/inverno pra primavera/verão e vice versa) são as ideais para procurarmos, porque quando a febre abaixar possivelmente você não vai querer usar e aí será descartada, e compensa descartar ‘muitooooo’ dinheiro?? As roupas que mais usamos, seja um terninho para uma advogada, ou uma camiseta branca para quem tem um dresscode informal, devem ser escolhidas com mais cuidado, porque se vamos usar sempre, as vezes até todo dia, elas passarão mais vezes por processos de secar e lavar e por isso precisam de uma qualidade superior. Sorte sua se encontrar uma peça que você use todo dia ou com muita freqüência, com uma qualidade inigualável e um precinho mínimo ;)
Este texto foi criado por Camila Fernandes, nossa nova colaboradora. Camila é Designer de Moda e Consultora de Imagem e enriquecerá o Bazar em BH dando dicas de como usar e combinar as peças caçadas aqui e várias dicas como estas de hoje. Aguardem os próximos posts!