A última parte da ‘cartilha de boas compras’. Leia a parte I e parte II também.

  • Brincos também devem ser experimentados. Ande com eles pela loja para ver se não vai pesar na orelha, amarre o cabelo e solte-o para observar como fica na moldura do rosto. Fique de olho para ver se a coloração das pedras é a mesma. Cordões e anéis também devem ser experimentados. Em uma loja de bijuterias que está em promoção a fila para se olhar no espelho é, com certeza, enorme! Então, vale muito levar um espelhinho dentro da bolsa  pra você analisar sua imagem com o acessório escolhido e não ter que ficar naquele ‘empurra-empura’ por um pedacinho de espaço, sem falar, que se comprar um enfeite de cabelo é sempre  bom ter um segundo espelho pra ver como fica o cabelo atrás.
  • Faça compras com uma lingerie da cor mais próxima possível da sua pele e sem texturas ou quaisquer outras interferências, para que você observe com cuidado como a roupa vai se manifestar no seu corpo e decida com inteligência.
  • Se vai comprar um vestido de festa, leve os acessórios para poder ver o que realmente combina com o quê.
  • Nunca sabemos ao certo se em promoções as lojas oferecem serviços de consertos de barras de calças e vestidos, mas não custa perguntar não é? E por isso, leve as sandálias que você vai usar com o vestido ou com a calça para as compras.
  • Se quer um soutien específico para uma blusa, leve a tal e aí você não corre o risco de ‘achar que ia servir’, afinal promoções não costumam ter trocas.
  • E a última dica: comprar com consciência ecológica: saia de casa com sua sacola e vá colocando todas as aquisições dentro dela, evitando o uso de sacolas plásticas. Vale também para supermercados.
Este texto foi escrito por Camila Fernandes, designer de moda e consultora de imagem.