Não é nada fácil escolher um vestido de festa, além de ser uma peça usada em ocasiões especiais e por isto mesmo, usado muito raramente, o risco de errarmos na escolha pode nos custar muito caro. Além disso como a tarefa exige muita pesquisa em várias lojas e muitas horas experiementando diversos estilos, a experiência pode ser cansativa e podemos acabar escolhendo uma peça por puro casaço. Isto já aconteceu com você? Então vamos as dicas. (Leia também dicas de onde comprar vestidos de festa em BH).
Se você tem os ombros mais largos e o quadril menor, aposte nas alças mais largas e no decote em V. Saias levementes armadas e babados na barra tornam os quadris mais largos, criando ilusão de volume nas pernas. Se tiver acima do peso, lembre-se de optar por estampas mais discretas e prefira tecidos fluidos, como musselina de seda.

vestido festa longo, alça larga

Para você que tem poucas curcas, as pregas nas laterais e detalhes na cintura, destaca a cintura, são perfeitos para realçar a silhueta. Drapeados no colo dão mais volume aos seios.

vestido drapeado longo

Mulheres magras podem ousar um pouco mais na escolha da cor. Além do vermelho, use estampas de flores grandes e tonalidades vibrantes.

Se você tem ombros curtos, o decote profundo valoriza a parte superior do corpo. já as alças finas ajudam a aumentar os ombros.

Para disfarçar quadris mais largos, além de chique, a cor preta é uma aliada para disfarçar as medidas. Nada impede que você use tons mais alegres, porém lisos e com pouco brilho.

vestido festa decotado

Para as gordinhas, dê preferência aos modelos com alças largas e feitos de tecidos fluidos, que não colam no corpo, como o cetim de seda e a musselina

fonte: http://manequim.abril.com.br/moda/editorial/editorial_moda_289590.shtml