Usar estampas é a opção  mais fácil para acrescentar informação de moda nos nossos looks, porque ela vem prontinha de fábrica e o maior trabalho é vesti-la. Elas podem fazer o papel de acessórios, como por exemplo, uma sobreposição tripla na parte de cima do look ao invés de um maxi colar. E por ter um papel tão importante no nosso guarda roupa, a Camila, nossa colaboradora e consultora de imagem, vai passar 4 dicas básicas de como usá-las sem ficarmos parecendo o Agostinho Carrara ;)

Combinar com estampas

1. Pra misturar duas estampas, elas devem ter pelo menos uma cor em comum: floral rosa e branco com listras brancas, pretas e cinzas, por exemplo. E se você for mais tímida vale fazer essas misturas em detalhes como o viés da camiseta com o cinto do short.

combinar estampas xadrez

2. O mesmo tipo de estampa (listras, poás, grafismos,e outras) nas mesmas cores, com tamanhos e linhas diferentes: jogo super inteligente pra acrescentar informação e fazer sobreposições lindas, ocupando lugar dos colares, por exemplo.

combinar estampas diferentes

3. Interessante também é misturar a mesma estampa com cores invertidas: por exemplo uma estampa de poás vinho e branca; uma peça com fundo vinho e bolinha branca  e a outra, o contrário. E pra ficar duplamente bacana, pensa na sua silhueta  e se seu peso visual é maior na parte de cima (ombros largos + busto G), escolha o fundo mais escuro pra essa parte, porque diminui visualmente, e na parte debaixo, coloque o fundo claro, que vai expandir essa área, harmonizando os tamanhos dos corpo. Se seu peso visual é maior em baixo ( quadril +coxa grossa), inverta as dicas acima.

como combinar estampas

4. Estampa maior em uma peça e na outra a mesma estampa em tamanho menor, e tudo no mesmo jogo de cor: importante prestar atenção nos tamanhos para não ficar desproporcional e também qual parte do corpo você quer ressaltar.

Não custa lembrar: estampas grandes aumentam visualmente, as pequenas diminuem.

Agora ficou mais fácil né?


Curtiu as dicas? Este texto foi criado por Camila Fernandes, nossa colaboradora. Camila é Designer de Moda e Consultora de Imagem. Aguardem os próximos posts! Você tem uma dúvida sobre moda e estilo? Envie para a gente.