brilho durante o dia

Com a moda dos brilhos e paetês, uma pergunta frequente é “Como usar brilho durante o dia?“. Fizemos a mesma pergunta à nossa colaboradora e consultora de estilo Camila e veja as dicas que ela deu:

Há algum tempo atrás, quem usasse peça com brilho durante o dia era considerado brega, porque as mesmas são sinônimos de glamour e festas,  e esse entendimento não ‘casaria’  muito bem com a proposta do nosso cotidiano que geralmente é: tabalho, stress e correria. Mas se a gente batalha tanto durante o dia, porque não pincelá-lo com um pouquinho de ‘alegria’?

Pra usar brilhos durante o dia uma direção básica é evitar todo tecido que tiver outros brilhos e  ‘cara de festa’ (além da peça eleita), acessórios muito chiques e vistosos, saltos altos e finos, maquiagem carregada, penteados chiques (especialmente se tiver laquê) e outras  informações que, se misturadas com a peça brilhosa podem dar a entender que estamos indo para uma super festa às 14:00 hs.

brilhos e rasteirinha

Uma ideia  bacana pra deixar a peça com ‘cara de todo dia’ mas um ‘todo dia muito bem arrumado’ é mesclar com  moletom,  malhas,  tecido leves e com elastano que são maleáveis e transmitem a ideia de conforto, coisa típica pra quem quer passar o dia todo brilhando e passeando.

Nos pés, podemos conseguir o ar de informalidade e despojamento  com as  rasteirinhas básicas ( as mais simples que você tiver), chinelinhos ( conservados e impecavelmente limpos), sapatilhas ou  tênis. Jeans também tem essa mensagem, e quanto mais você tiver usado melhor, porque aí ele passará  a ideia de que aquele look é de todo dia, mas com uma pitada de glamour.

sainha com brilho

Uma outra dica é combinar as peças de brilho com outras mais soltinhas, que não apertam nem grudam no corpo, e dessa forma será passada a idéia de conforto e despojamento, porque roupas que possuem o caimento muito ‘retinho’ lembram tecidos mais encorpados (por exemplo o tafetá), que muitas vezes, possuem estreita ligação com festonas.  E eu não havia parado pra pensar no couro, mas quando vi a imagem abaixo, percebi que também pode ser mesclado nessa situação e  nos ajudar a brilhar tranquilamente durante o dia, apesar de não ter muita maleabilidade

brilho de dia e couro

Um jeito muito válido de perceber quais peças e acessórios  temos no guarda-roupa e que se adéquam a essa proposta é pensar quais deles mais usamos. Os que são campeões de uso  transmitem a mensagem de informalidade e de cotidiano,  porque usamos quase todos os dias e por isso as pessoas que convivem conosco tem essa mesma impressão. Então se colocarmos alguns toques de brilhos, a  produção vai continuar com ‘jeito de dia’, embora  um pouquinho mais brilhante,  mas não de balada, entendeu?

Curtiu as dicas? Este texto foi criado por Camila Fernandes, nossa colaboradora. Camila é Designer de Moda e Consultora de Imagem. Aguardem os próximos posts! Você tem uma dúvida sobre moda e estilo? Envie para a gente.