Um dos tópicos mais procurados no site nos últimos meses foi “onde comprar saia longa“. O post que fizemos sobre o assunto é o maior sucesso. A pedidos de outras leitoras, decidimos complementar o assunto, salpicando algumas dicas de como usar esta peça, que já é de longe a queridinha do verão, assim como também foi do inverno. Quem nos ajuda nesta tarefa é Camila Fernandes, nossa colaboradora.

Saia longa cinza e preta

  • Direções básicas para não parecer ‘fora do lugar’: Saias de tecidos chiques e glamourosos devem ser evitadas, sandálias muito delicadas (saltos e tiras finas) e  com strass, especialmente nas cores dourada e prateada também não funcionam para as produções com saia longa durante o dia. Cabelos com laquê, penteados muito ‘engomadinhos’ e maquiagem com brilho são para as festas noturnas e não para ‘festejar o dia’. Os brilhos e paetês devem ser usados com extremo cuidado com saias longas e para ter sucesso misture com tecidos naturais (linho, algodão), brim, malha, rasteirinhas, sapatilhas, bolsas grandes, bijuterias mais espessas, com pedras foscas ou opacas ou feitas de sementes.
  • Se você quer experimentar mas está com medo de chamar muita atenção, porque  essa peça  cobre a maior parte do nosso corpo,  para começar  pode optar por modelos de cores neutras e escuras: preta, azul marinho, verde musgo, marrom, cinza chumbo…
  • A infinidade de materiais e modelagens também ajuda a compor looks diversificados: musseline, brim, cetim, viscolycra, renda, fendas, estampas, godê duplo ou simples, com babados ou camadas etc. As fendas enfeitam quem possui um  estilo sexy, os babados são para as românticas e as estampadas para as mulheres criativas. As plissadas são ótimas opções para quem quer parecer mais alta ou esta um pouco acima do peso ideal, porque suas ‘dobrinhas’ verticais fazem com que a atenção esteja voltada para essa direção e não para os lados.
Saia longa plissada
  • Essa peça alonga a silhueta porque não corta nossa perna em parte alguma, uma vez que ela vai até o chão.  E por isso  nos faz mais esbeltas, magras  e elegantes: ideal para os dias que estamos com uma ‘preguicinha’ de pensar mas ainda sim queremos estar lindas , femininas e graciosas!
  • Ela vai muito bem em temperaturas altas ou baixas. Uma mesma saia pode ser usada no inverno com meia-calça mais grossa, bota (mas também coturno, ankle boots, sapatilhas,  sapatos  de salto mais grosso), cachecol, peças em lã/couro. No verão, com regatas,  rasteirinhas, tamancos de saltos grossos, sandálias, peep toe,  decotes e transparências (que são super bem-vindos porque a saia cobre a perna toda e esses 2 detalhes proporcionam sensualidade),etc. Para ela ser mais refrescante ou para esquentar mais vale  ficar de olho no material do qual ela é feita, por exemplo,  maior porcentagem de fibras naturais quer dizer que é ótima para o calor, porque deixa a pele respirar.

saias longas varios modelos

  • A saia longa pode ser muitas vezes ligadas aos hippies  e pra quem quer se livrar dessa idéia é só escolher uma saia  sem estampas ou numa cor neutra, ou feita em tecido mais ‘chique’ tipo a renda e de cintura alta, e misturar com tamancos altos e grossos, com uma imagem arrumadinha (todos os fios do cabelo devem estar no lugar e com a pele linda e hidratada), com complementos que sejam feitos de metal e não de materiais naturais, com a parte de cima mais arrumadinha (mas com o cuidado de não parecer que esta indo à uma festa formal). Essa combinação pode ter: a parte de cima de cetim, a saia de viscolycra; uma regata de viscolycra com uma saia de renda; uma saia em musseline plissada com uma camisa de linho arrematada por um cinto, entre outras formas.

O bom da vida festejar…festeje todos os seus dias!  Carpe Diem!

saia longa

Mais dicas? Veja como usar saia longa, ideias para variar em dias frios e quentes.


Curtiu as dicas? Este texto foi criado por Camila Fernandes, nossa colaboradora. Camila é Designer de Moda e Consultora de Imagem. Aguardem os próximos posts! Você tem uma dúvida sobre moda e estilo? Envie para a gente.