Inspiração Retrô

A moda é cíclica, ela vai ao passado e volta ao nosso presente com desenvoltura mostrando que o que já foi usado pode ser ainda aproveitado e não ser descartado como velho, lixo, ‘tranqueira’.  E pra quem gosta do estilo retrô/vintage e quer arriscar mas também não quer parecer estar vivendo na década errada, veja algumas dicas da Camila Fernandes, consultora de moda:

  • Misturar a peça/acessório retrô ou vintage com  jeans:  nada mais atual do que este tecido que já foi  símbolo da rebeldia e da juventude. Pode ser um bolero vintage com uma camiseta branca, calça jeans e saltos altos; um vestido jeans (de um jeans bem desgastado) com a bolsa-carteira da sua avó;  uma peça transparente e com estampa de poá (febre na década de 1950) com uma peça jeans, entre outras.

look retrô vintage

  • Super interessante também é misturar este estilo  com tendências da estação. Neste verão algumas propostas são: a cor laranja, estampas de flora e fauna, pantalonas, macacão, plataforma, franjas, plissados, referências artesanais nas peças e feminilidade. Fazer esta coordenação ressalta que não estamos na década errada e que somos atuais sem termos que abrir mão do estilo próprio. Fica lindo uma saia de cintura alta cinza com uma blusa com decote nos ombros e com estampa floral nas cores laranja, cinza e rosa ou  um vestido tubinho tipo década de 1920 com uma plataforma. Para atualizar ainda mais, acessórios/sapatos mais pesados e completamente diferentes dos que eram usados na ‘década-inspiração’ pincelam muito bem essa proposta perdendo um pouco a idéia de algo antigo e trazendo a de ‘look atual’. A  meia-calça rendada  também transmite essa idéia juntamente com um corte de cabelo moderno e uma maquiagem na mesma linha.
  • Pra quem tem medo de ousar num look vintage mas esta com muita vontade de experimentar, a minha sugestão é que comece pelos acessórios. Existem bolsas, chapéus, boinas, brincos, cordões, broches que misturados com as  tendências da estação localizam a produção no lugar certo dentro da história da moda. Também é legal o seguinte pensamento que esta na foto abaixo: a menina investiu em um chapéu clochê, super usado na década de 1920, e arrematou com um vestido com decote nas costas, uma inovação já que esse detalhe não era usado na referida década. Essa coordenação pode ser feita também por meio  de transparências, modelagens atuais, símbolos de marcas de roupa finas e contemporâneas, etc.

looks retrô e vintage

Moda é história e é pra todo mundo ser feliz com ela! Encontrar referências no passado e trazê-las para o nosso mundo para serem usadas na vida real é tão interessante para a alma quanto para a auto-estima, porque o ato de garimpar ‘coisinhas’ que nos fazem bem ajudam a moldar nossa personalidade e silenciosamente dizem ao mundo quem nós somos! 

Veja mais sobre o movimento retrô no blog Dona Onça.

Curtiu as dicas? Este texto foi criado por Camila Fernandes, nossa colaboradora. Camila é Designer de Moda e Consultora de Imagem. Aguardem os próximos posts! Você tem uma dúvida sobre moda e estilo? Envie para a gente.