Roupa para Casamento de dia

Casamento é sempre motivo de alegria e satisfação, tanto pra quem esta casando quanto pra quem foi convidado. Mas na hora de pensar no que vestir a alegria pode dar lugar à um leve desespero por não sabermos exatamente o que usar, especialmente se o evento for de dia, afinal temos que misturar a formalidade de uma celebração com a descontração do horário e do ambiente onde tudo acontecerá. Para tentar diminuir os questionamentos e aumentar suas chances de se sentir linda na festa (porque quando nos sentimos bem, todos em volta de nós tem a mesma impressão), convidamos a Camila Fernandes, consultora de moda, para nos ajudar:

Os comprimentos que mais vejo nos casamentos realizados de dia são os que variam entre o curto e ‘mais ou menos’ até o joelho.  Se optar pelo primeiro certifique-se de que a cerimônia será informal, porque este comprimento tem ligação com despojamento e descontração, que não ‘casam’ muito bem com uma celebração mais formal e que a parte de cima do vestido ou blusa seja mais recatada, para que a sensualidade não vire vulgaridade, especialmente em celebrações religiosas. Quanto aos longos, eles também são permitidos, e por terem uma ‘áurea de glamour’ (antigamente esse comprimento era ligado às festas noturnas) é indicado usar cabelos e maquiagem bem naturais, mas veja bem, natural não a mesma coisa que desleixo.

Vestido de festa curto e médio

Pra quem acha extremamente difícil abrir mão dos brilhos e  similares,  muito cuidado porque esse tipo de adereço nos remete à casamentos e festas noturnas e devido a isso deve ser usado com muita discrição.   Para os casamentos no fim da tarde as peças com brilho podem ser mais aparentes, entretanto com sutileza, porque a cerimônia ainda  será de dia e só quando a festa começar é que o dia terá escurecido.

Para ressaltar o vestido ou blusa abuse dos drapeados, babados, plissados, pregas, decotes diferenciados (tomara-que-caia, de uma alça, de duas ou três alças finas de cada lado, etc). Um jogo de texturas acompanha muito bem a ocasião, juntamente com rendas e transparências. As sobreposições e as texturas feitas do próprio tecido, funcionam melhor, porque não deixam o look fora do lugar, o que  pode acontecer com extrema facilidade com os brilhos e enfeites do tipo. Boas idéias de tecidos: seda, musseline, chifon, georgette, rendas e tafetá fosco.

vestido de festa de seda, drapeados

Por causa do horário e do clima mais “descontraído” este tipo evento combina com facilidade com estampas e cores em  tons pastéis,  com as claras e delicadas( rosa bebê, azul clarinho, verde claro) e até as mais fortes como rosa pink, roxo, verde, azul. Uma opinião super pessoal:  branco e suas variações são apenas para noiva (especialmente se você for madrinha) e preto pode até ser usado mas em detalhes ou acessórios como  broches, cintos, bolsas. Um jeito interessante de usar preto e ainda ficar descontraído é  em sobreposições, colocando uma cor bem alegre por baixo e uma renda preta por cima.

Não só de vestidos ‘vive’ um casamento diurno.  Podem estar presentes também saia e blusa, calças e até o macacão. As pantalonas de cintura alta e de tecidos bem leves são super indicadas. Se você for uma das madrinhas, converse com a noiva para saber a opinião dela  pois algumas pedem que todas as madrinhas estejam de vestido. O macacão também dever ser em um tecido leve ou ser adornado com drapeados, dobraduras, sobreposições com renda, etc.

Macacão de festa e pantalonasVeja onde comprar roupa para festa: